Dicas para viajar quando você está grávida

Você acha que férias durante a gravidez só vão deixá-la mais exausta? Temos ótimas dicas para que sua viagem seja prazerosa e a mais confortável possível.

1. Reduza o estresse

Existe um jeito seguro e certo de evitar o estresse das viagens durante a gravidez: passar os nove meses de gestação em casa! Mas por que fazer isso? Com um pouco de planejamento, você conseguirá reduzir a ansiedade e desfrutar de férias bem gostosas.

Em primeiro lugar, reserve tudo o que puder antes da viagem, incluindo assentos no avião (os do corredor são mais indicados por causa das frequentes idas ao banheiro), refeições especiais e quartos de hotéis ou pousadas.

Pela internet, também é possível fazer check-in em alguns tipos de voo e mesmo reservar antecipadamente passeios que você queira quando chegar ao destino da viagem.

Parta do princípio de que haverá trânsito ou algum complicador para chegar ao aeroporto, estação de trem ou rodoviária. Saia de casa com bastante antecedência.

Procure fazer malas leves, levando somente o que conseguir carregar. Se isso for missão impossível, use malas com rodinhas ou então coloque-as num carrinho assim que puder.

O mais importante de tudo mesmo é manter o bom humor. Sim, os hormônios podem deixá-la sempre pronta para gritar ou chorar, porém faça um esforço para encarar filas ou atrasos como meros obstáculos para alcançar seu destino de relaxamento.

Tente se desligar com a ajuda de um bom livro ou da música de sua preferência.

2. Preserve sua energia

Não é porque você está grávida que suas férias não podem envolver atividades físicas. Dá perfeitamente para caminhar, visitar museus ou comer fora.

Lembre somente que você vai ficar cansada mais rapidamente e que não terá o mesmo ritmo de sempre.

É importante arranjar um tempinho diariamente para recuperar o fôlego. Tome um bom banho de banheira, tire uma soneca, coloque os pés para cima, leia na praia ou até se dê ao luxo de pedir comida no quarto.

Dessa forma, você se manterá energizada e com forças para aproveitar a viagem inteira.

3. Alimente-se direito

Mulheres grávidas têm ainda mais obrigação de se alimentar com regularidade e de um jeito saudável, para proteger seu próprio organismo e o do bebê.

Ficar sem comer durante a viagem poderá deixá-la enjoada e com tontura.

Por isso, antes de partir, inclua na mala de mão lanchinhos para a hora do aperto, como barras de cereal, frutas secas ou bolachas salgadas.

Tenha também uma garrafa de água para beber com frequência e evitar a desidratação — algo a que você está mais suscetível, especialmente dentro de aviões.

A ingestão de líquidos ajuda também a impedir que seus pés e mãos inchem.

Ao chegar ao destino, procure comer frutas, verduras e proteínas. Tente fazer refeições menores, de cinco a seis vezes por dia.

Uma alimentação mais leve diminui as chances de azia.

 4. Não deixe de ir ao banheiro

Os banheiros dos aviões, ônibus, trens e paradas da estrada geralmente são bem concorridos, e os públicos, muitas vezes mais sujos do que você tem estômago para aguentar.

Assim sendo, sempre que encontrar um toalete limpo e disponível, use.

Mesmo que as instalações não sejam impecáveis, é melhor garantir e ir, porque não dá para prever quando uma outra oportunidade surgirá.

Tente planejar com antecedência. Vá a banheiros de restaurantes ou lojas de conveniência durante paradas na estrada ou aos dos aeroportos antes de embarcar.

Independentemente do destino, é sempre bom estar preparada para banheiros desprovidos de papel higiênico. Algumas mulheres levam um estoque de papel em um saquinho dentro da bolsa ou lenços descartáveis para assoar o nariz — ou até lenços umedecidos.

Outro item indispensável é um gel bactericida para as mãos, à base de álcool, encontrável em qualquer farmácia.

No caso de viagens de carro, dá até para levar um recipiente de boca larga com tampa, como um pote vazio de maionese ou conserva, para situações de emergência.

Descomplique sua vida vestindo roupas que sejam fáceis de tirar. Escolha peças separadas ou vestidos em vez de macacões. No momento da pressa, quanto mais simples, melhor.

5. Cuide de suas pernas e pés

Longos períodos sentada podem deixar seus tornozelos e pés inchados e suas pernas com cãibra.

Se estiver viajando de carro, procure parar pelo menos a cada hora e meia para esticar as pernas e dar uma caminhada.

 Caso esteja em um avião, trem ou ônibus e haja um lugar vazio ao lado, ponha os pés para cima.

No avião, tire os sapatos e coloque uma meia bem grossa ou chinelos para andar um pouco. Eleve as pernas colocando os pés em cima da mala de mão posicionada embaixo do assento da frente.

Seus pés provavelmente vão inchar de qualquer jeito, com ou sem sapatos, portanto escolha um modelo largo, com espaço para isso. Em viagens, nada é mais importante para as futuras mamães do que sapatos confortáveis.

Os melhores têm sola antiderrapante e algum tipo de acolchoado para a planta do pé (tênis para atividades aeróbicas são um bom exemplo).

Mantenha a circulação do sangue. Se estiver sentada ou de pé, estique a perna e movimente a ponta do pé na direção do corpo e depois para fora, suavemente estendendo os músculos da panturrilha.

Sentada, faça movimentos circulares com os pés em volta do tornozelo e movimente os dedos do pés também.

A gravidez sobrecarrega o sistema circulatório, facilitando o aparecimento de tromboses (coágulos de sangue) e varizes.

Muitos médicos recomendam o uso de meias elásticas com alguma compressão, que aliviam o inchaço e a dor nas pernas. Experimente colocá-las antes de levantar da cama de manhã e só as tire no fim do dia, durante a viagem.

6. Informe-se sobre vacinas

A situação ideal é tomar as vacinas necessárias ao menos três meses antes de engravidar.

Se você não fez isso e precisa viajar para uma área onde alguma doença mais grave é endêmica, converse com seu obstetra sobre os possíveis riscos de uma vacina em comparação aos possíveis riscos de pegar uma doença que possa afetar você ou o bebê.

De modo geral, gestantes não devem tomar vacinas feitas a partir de organismos vivos atenuados, como as de febre amarela, catapora, sarampo, caxumba e rubéola, pela possibilidade de infectar mãe e bebê.

Apesar de não haver provas científicas de que elas façam mal ao feto, as informações ainda são limitadas e devem ser avaliadas caso a caso pelos médicos.

Outras imunizações, como contra hepatite A e B, tétano e coqueluche, são consideradas seguras.

Para informações específicas sobre doenças e áreas de risco no Brasil e no exterior, consulte o guia de “Orientação ao Viajante” no site da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

7. Evite micoses como a candidíase

A gestação deixa as mulheres mais suscetíveis a candidíase, algo ainda mais comum de ocorrer durante viagens a locais quentes e úmidos.

Para evitar infecções por cândida, vista-se com roupas leves, soltas e de tecidos naturais como o algodão (inclusive nas peças íntimas). Deixe as calças justas e os jeans em casa.

Depois de nadar, troque o maiô ou biquíni molhado assim que puder. Antes de viajar, vale a pena conversar com seu obstetra sobre alguma pomada antifúngica para usar se necessário.

8. Escolha atividades seguras

O melhor a fazer é evitar esportes de contato ou atividades em que haja risco de queda ou trauma no abdome, como surfar ou andar a cavalo.

Mergulhos e outros esportes envolvendo mudanças de pressão também não são recomendados, devido ao risco de formação de bolhas de ar no sangue.

Escorregadores na água, tobogãs e um grande número de atrações de parques de diversão podem ser perigosos por causa de “aterrissagens” bruscas ou paradas e começos repentinos, que podem machucar o bebê.

É bom também ficar longe de banheiras de hidromassagem e banhos de ofurô muito quentes, assim como saunas.

Alguns estudos apontam que a elevação da temperatura no início da gravidez pode aumentar o risco de problemas no feto.

Além disso, durante toda a gravidez, a elevação da temperatura causa queda de pressão e mal-estar, com sensação de desmaio.

Então não dá para fazer nada? Não é bem assim. Se você estava bem e já praticava esportes antes de engravidar, é provável que possa continuar a se exercitar até um certo momento da gestação.

No caso de gestações de risco, contudo, o médico pode desaconselhar totalmente.

Há muitas atividades físicas seguras e gostosas para grávidas, como caminhadas, natação ou ioga.

Uma dica final: use o bom senso e ouça seu corpo. Se estiver cansada, com calor ou desconfortável, diminua o ritmo ou simplesmente pare.

36 thoughts on “Dicas para viajar quando você está grávida

  1. 01/02/2021

    I am really loving the theme/design of your site. Do you ever run into any browser compatibility problems? A few of my blog audience have complained about my website not operating correctly in Explorer but looks great in Firefox. Do you have any tips to help fix this problem?| Marylou Brade Eriha

  2. 01/02/2021

    After looking into a number of the blog articles on your web site, I truly appreciate your technique of blogging. I saved as a favorite it to my bookmark website list and will be checking back soon. Please visit my website as well and tell me your opinion. Babita Tristan Shepp

  3. 01/02/2021

    May I just say what a comfort to discover a person that truly knows what they are discussing on the web. You certainly know how to bring a problem to light and make it important. A lot more people must check this out and understand this side of the story. I was surprised you are not more popular given that you definitely have the gift. Phillis Free Cohbath

  4. 01/02/2021

    Thanks went long RED last week on your call ! Thanks Vinnie Merrill Foley

  5. 01/02/2021

    I could not resist commenting. Exceptionally well written! Pat Natty Clein

  6. 01/02/2021

    I rattling pleased to find this site on bing, just what I was looking for : D too bookmarked . Cookie Dennis Toogood

  7. 02/02/2021

    Great internet site! It looks very professional! Sustain the excellent job! Sybille Sandy Doti

  8. 02/02/2021

    Hello there. I discovered your site by way of Google even as searching for a related subject, your website got here up. It appears great. I have bookmarked it in my google bookmarks to visit then. Vicki Dietrich Marron

  9. 02/02/2021

    There is noticeably a bundle to know about this. I think you made certain great factors in attributes also. Cherida Brockie Salomone

  10. 02/02/2021

    connie, your experiences are so touching as always and i admire how you stay connected with international regions even while moving on to new topics and geographies. Charlena Had Quintus

  11. 02/02/2021

    How much nutritional yeast? It is not in the ingredients list Beckie Giusto Eanore

  12. 09/02/2021

    I am really impressed with your writing skills and also with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Anyway keep up the nice quality writing, it is rare to see a nice blog like this one today.. Umeko Leicester Kuhlman

  13. 09/02/2021

    Terrific work! This is the type of information that should be shared around the internet. Ianthe Konstantine Hylan

  14. 22/02/2021

    Woah! I’m really loving the template/theme of this blog.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very difficult to
    get that “perfect balance” between superb usability and
    visual appearance. I must say you’ve done a superb job
    with this. In addition, the blog loads very quick for me on Chrome.
    Superb Blog!

    my page – CBD for dogs

  15. I have been browsing online more than 3 hours today, yet I never discovered any interesting article like yours.
    It is beautiful value enough for me. Personally,
    if all site owners and bloggers made just right content material as you probably did, the web will probably be much
    more helpful than ever before.

    My website :: CBD gummies for anxiety

  16. Remarkable things here. I’m very satisfied to see
    your post. Thank you so much and I am looking ahead to contact you.

    Will you kindly drop me a e-mail?

  17. 26/02/2021

    Hi there, I discovered your site by way of Google at the same time as
    looking for a related subject, your website came up, it seems to be great.
    I’ve bookmarked it in my google bookmarks.
    Hello there, just turned into aware of your weblog thru Google,
    and found that it is really informative. I am gonna watch out for brussels.
    I’ll be grateful in the event you proceed this in future.
    Lots of people will likely be benefited from your writing. Cheers!

  18. 20/03/2021

    Hi! I know this is kinda off topic but I was wondering if you knew where I could locate a captcha plugin for
    my comment form? I’m using the same blog platform as yours and I’m
    having problems finding one? Thanks a lot!

    My blog post: best CBD gummies

  19. Quality posts is the key to be a focus for the viewers to go to see the
    website, that’s what this web page is providing.

    my web blog :: CBD gummies for sale

  20. 08/04/2021

    Great blog! Is your theme custom made or did you download it
    from somewhere? A design like yours with a few simple tweeks would really make my blog jump out.

    Please let me know where you got your theme. Thanks a lot

    my web blog; buy delta 8 thc

  21. Great post. I was checking constantly this blog and I’m impressed!
    Extremely useful info specially the last part 🙂 I care for such info a lot.
    I was looking for this certain info for a very long time.
    Thank you and best of luck.

    Have a look at my blog :: delta 8 thc carts near me

  22. 13/04/2021

    What’s up, yes this paragraph is actually pleasant and I have
    learned lot of things from it on the topic of blogging.
    thanks.

    my web-site – cbd products

  23. 13/04/2021

    Hi, I wish for to subscribe for this blog to obtain latest updates, therefore where can i do it
    please assist.

    My site – cbd products

  24. 13/04/2021

    Thank you for the good writeup. It in reality used to be a enjoyment account it.
    Glance complicated to far added agreeable from you! By the way, how can we keep up a correspondence?

    my web-site where to buy CBD

  25. 13/04/2021

    For hottest information you have to go to see world wide web and on the web I
    found this web page as a most excellent website for most up-to-date updates.

    Also visit my web-site … buy cbd

  26. 16/04/2021

    These are really impressive ideas in concerning blogging.
    You have touched some fastidious things here.
    Any way keep up wrinting.

    Also visit my blog: delta 8 area 52

  27. Attractive section of content. I just stumbled upon your web site and in accession capital
    to assert that I acquire in fact enjoyed account your blog posts.
    Anyway I will be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently rapidly.

    Here is my webpage: best delta 8 thc carts

  28. 16/04/2021

    You really make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be really something that I think I would
    never understand. It seems too complex and very broad for me.
    I am looking forward for your next post, I will
    try to get the hang of it!

    Check out my website :: delta 8 thc

  29. 17/04/2021

    I love what you guys tend to be up too. This type of clever work and exposure!
    Keep up the great works guys I’ve incorporated you guys to my personal blogroll.

    Stop by my web-site … Area 52 Delta 8 THC

  30. I have read so many articles concerning the blogger lovers however this post is really a
    good post, keep it up.

  31. What a information of un-ambiguity and preserveness of valuable knowledge regarding unexpected emotions.

    my site :: best delta 8 thc carts

  32. I’d like to thank you for the efforts you have put in writing this site.
    I’m hoping to view the same high-grade blog posts by you in the future as well.

    In fact, your creative writing abilities has encouraged me to
    get my own, personal website now 😉

    my blog delta 8 gummies near me – https://www.sfexaminer.com/

  33. I’m not sure why but this weblog is loading extremely slow for me.
    Is anyone else having this problem or is it a issue on my end?

    I’ll check back later on and see if the problem still exists.

    My website :: Best Delta 8 THC Gummies

  34. 03/06/2021

    I’ve read some excellent stuff here. Definitely worth bookmarking for revisiting.
    I wonder how much attempt you put to make this type of magnificent informative website.

    Feel free to visit my website … best delta 8 thc gummies (seattleweekly.com)

  35. Appreciate this post. Let me try it out.

    Feel free to visit my blog: situs daftar judi slot online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.