Bem-vindo à nossa página de dicas de viagem. Aqui, você encontrará muitas informações úteis para ajudar você a se preparar antes de dar inicio a sua Viagem !

  • Certifique-se de ter um sistema GPS confiável e mapas de localização no carro. Às vezes, você não pode confiar totalmente no GPS e os mapas de localização local são úteis.
  • O uso de um Chip de Celular Local é o mais indicado , pois a grande maioria dos GPS online , 100% atualizados requerem dados moveis . a Flymais.com disponibiliza Chip de Celulares para facilitar sua vida !
    Embale bastante líquidos / água e lanches no carro, pois alguns trechos são longos e não têm paradas no meio do caminho.
    Tente chegar ao seu destino antes de escurecer, pois a maioria dos trechos são florestas ou fazendas onde as luzes da rua são mínimas no campo.
    Planeje alguns jogos, embale livros de contos ou cante com rimas se viajar com crianças.
    Guarda-chuvas são ótimos no caso de haver chuviscos leves ou chuva.
    Certifique-se sempre de que o seu tanque está cheio e volte a encher antes de atingir o depósito de um quarto, pois não é fácil encontrar outro posto de gasolina nas proximidades. Você nunca sabe se você entrou na trilha errada ou se perdeu.
    Compre cobertura de seguro para o motorista e os passageiros.
  • Lembrando que muitas locadoras de Carros ( principalmente online ) são otimas em “enganar” os Clientes apresentando otimas tarifas de locação de veiculos , mas na hora da retirada , sao muitas surpresas de Taxas , de Seguros super mais caros que o proprio aluguel dos carros , IOF internacional . Flymais.com disponibiliza cotações já Incluso todas as taxas e seguros que voce poderia pagar , sem pegadinhas . Confira em nosso link Carros e faça agora mesmo sua reserva !

Documentos necessários:

Para garantir a tranquilidade e conforto de sua viagem, lembre-se de organizar a documentação necessária antes do embarque. Os documentos devem estar em boas condições para que a identificação por foto seja possível. No caso de viagens internacionais não são aceitas cópias autenticadas, somente o documento original e dentro da validade.
Há orientações específicas para voos nacionais e internacionais. Leia as informações com atenção e boa viagem!

 

Voos nacionais

Tenha em mãos um dos documentos abaixo:

  • Passaporte nacional;
  • Carteira de identidade (RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública de um dos Estados da Federação ou Distrito Federal (documentos aceitos, com prazo de validade 10 anos);
  • Cartão de identidade expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército (documentos aceitos, que independem da validade);
  • Cartão de identidade expedido pelo Poder Judiciário ou Legislativo, em nível federal ou estadual; (documentos aceitos, que independem da validade)
  • Carteira nacional de habilitação (modelo com fotografia);
  • Carteira de trabalho;
  • Carteira de identidade emitida por Conselho ou Federação de categoria profissional, com fotografia e fé pública em todo o território nacional;
  • Licença de piloto, comissário, mecânico de voo e despachante operacional de voo emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC);
  • Outro documento de identificação com fotografia e fé pública em todo o território nacional. Em viagem no território nacional, os documentos podem ser aceitos independentemente da data de validade, podendo ser originais ou cópias autenticadas. Os documentos devem permitir a identificação do passageiro. Em caso de furto, roubo ou extravio de documento de passageiro de nacionalidade brasileira, em viagem no território nacional, poderá ser aceito o Boletim de Ocorrência (BO), desde que tenha sido emitido há menos de 60 dias.

São aceitos cartões de identidade expedidos pelo poder judiciário ou legislativo, no nível federal ou estadual, e também cartões de identidade expedidos pelo ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército.
Para os voos nacionais, todos estes documentos são aceitos independentemente de suas validades e podem ser apresentados em seu formato original ou cópia autenticada.

Atenção!

  • Se o seu documento foi furtado, roubado ou extraviado você pode utilizar o Boletim de Ocorrência (B.O.), desde que tenha sido emitido a menos de 60 (sessenta) dias.
  • O protocolo de pedido da Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE) – RNE expedido pelo Departamento de Polícia Federal pode ser aceito em substituição ao documento original pelo período máximo de 180 (cento e oitenta) dias contados da data de sua expedição.

 

Voos internacionais

Para embarcar em alguns voos internacionais, é necessário ter passaporte (se o destino for os Estados Unidos, por exemplo).
Mas, se o país de destino é membro do Mercosul ou tem acordo de viagem com o Brasil (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Venezuela e Bolívia), os documentos abaixo também podem ser utilizados:

  • Carteira de Identidade (RG)
    Atenção: o documento deve ter menos de dez anos de emissão.
  • Registro de Identidade Civil (RIC)
  • Cédula de Identidade de Estrangeiro expedida pela Polícia Federal (RNE)

 

País de emissão

Documentos aceitos

Argentina

  • Documento Nacional de Identidade
  • Passaporte

Brasil

  • Registro de Identidade Civil (RIC)
  • Cédula de Identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública de uma das Unidades da Federação com validade nacional
  • Cédula de Identidade de Estrangeiro expedida pela Polícia Federal (RNE)
  • Passaporte

Paraguai

  • Cédula de Identidade
  • Passaporte

Uruguai

  • Cédula deIdentidade
  • Passaporte

Bolívia

  • Cédula de Identidade
  • Cédula de Extranjeros
  • Passaporte

Chile

  • Cédula de Identidade
  • Passaporte

Venezuela

  • Cédula de Identidade
  • Passaporte

Para os voos internacionais, todos estes documentos devem ser apresentados em suas vias originais e devem estar dentro do prazo da validade.
Atenção!

Alguns países que têm o passaporte como documento obrigatório para estrangeiros exigem também visto de entrada para viajantes brasileiros.
Se você vai visitar algum dos países abaixo, informe-se para saber se há necessidade de visto de entrada no país:

País de destino

Passaporte válido

Exigência de visto

Bilhete de retorno ou saída

Aruba

Por todo o período de permanência.

Visto requerido, exceto para uma estadia máxima de 30 dias.

Exigido

Barbados

Por todo o período de permanência.

Visto requerido, exceto para uma estadia máxima de 6 meses.

Recomendado

Curaçao

Por todo o período de permanência.

Visto requerido, exceto para uma estadia máxima de 3 meses.

Recomendado

Panamá

Por no mínimo 3 meses após a data de chegada ao país.

Visto requerido, exceto para uma estadia máxima de 180 dias para viagens a turismo.

Recomendado

República Dominicana

Na data de chegada ao país.

Visto requerido, exceto para brasileiros que podem obter um Cartão de Turista na chegada para uma estadia máxima de 30 dias. Este Cartão de Turista tem uma taxa* de 10 dólares americanos.

Recomendado

Estados Unidos

Com vencimento em até 6 meses da data da viagem.

Visto requerido

Exigido comprovar que tem bilhete de retorno, mesmo que seja de outra companhia

ATENÇÃO:
OS DOCUMENTOS ABAIXO, ORIGINAIS OU QUAISQUER CÓPIAS, NÃO SÃO ACEITOS PARA EMBARQUES INTERNACIONAIS:

CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO (CNH)
CARTEIRAS DE IDENTIDADE EXPEDIDAS PELO MINISTÉRIO DA DEFESA, COMANDOS DA MARINHA, AERONÁUTICA E EXÉRCITO
CARTEIRA DE TRABALHO
CARTEIRA DE IDENTIDADE EMITIDA POR CONSELHO OU FEDERAÇÃO DE CATEGORIA PROFISSIONAL (Ex: Carteira da Ordem dos Advogados do Brasil)
LICENÇAS EMITIDAS PELA ANAC
BOLETINS DE OCORRÊNCIA (B.O.)
CERTIDÕES DE NASCIMENTO

Quando você está no exterior / destino de férias, ligue para seus parentes próximos / amigos para que eles saibam que você chegou com segurança e mantê-los atualizados de onde você está se você estiver se movendo. Certifique-se de sempre manter sua bagagem trancada ao deixá-los para trás no hotel. Leve seu passaporte com você e garanta que você não tenha dinheiro em excesso que possa atrair atenção. Se você estiver viajando de carro, certifique-se de pegar o carro no aeroporto e obter um GPS.

Quando você estiver no exterior e quiser experimentar algo local, verifique se é uma recomendação de uma fonte confiável. Para facilitar a vida, obtenha um mapa local e identifique os centros de informações turísticas. Além disso, por precauções de segurança, evite andar sozinho à noite ou em áreas escuras e cuidado com batedores de carteira cujo modus operandi é distraí-lo. Além disso, se você dirigir, siga as regras de trânsito locais e evite dirigir à noite.

Antes do seu voo de regresso, confirme os detalhes do seu voo em caso de atrasos ou cancelamentos. É melhor garantir que você tenha todos os documentos de viagem preparados e facilmente acessíveis para o check-in. Sempre planeje sua embalagem e não faça compras de última hora demais que não cabem na sua bagagem. Acompanhe os requisitos de bagagem do país que você está visitando em mente.

Não se esqueça de lembrar seus parentes próximos / amigos de seu retorno e fazer arranjos para um aeroporto pegar. Acompanhe todos os seus objetos de valor e certifique-se de que eles estejam em sua carteira, passaporte, câmera, relógio, joias.

Por último, mas não menos importante, certifique-se de estar no aeroporto duas horas (ou 3-4 horas em alguns países) antes para evitar perder o voo.

Comece com o seu pacote de férias, escolhendo um pacote turístico guiado. É a melhor maneira de viajar com a família porque todos os detalhes são pré-planejados para você. Isso é especialmente importante se você não estiver interessado em pesquisar destinos.

Para aqueles que pré-planejam, reserve um tempo para criar um itinerário completo após algumas pesquisas sobre o destino que você está visitando. Preste especial atenção a festivais especiais, clima e clima político quando você estiver trabalhando no itinerário. Isso oferece espaço para planos de backup em caso de problemas de viagem imprevistos.

O itinerário também garante que tudo seja planejado com base no que você / sua família deseja ver e experimentar. Apenas certifique-se de que todas as atividades são algo que vale a pena experimentar e que você e seus companheiros de viagem tenham uma nova dimensão dos lugares visitados.

Se você estiver viajando em um orçamento, então você deve planejar com vôo, arranjos terrestres, passaporte, visto, refeições, transporte, compras e dinheiro para contingência para emergência.

Você deve estar atualizado sobre as vacinas de rotina enquanto viaja para qualquer destino. Algumas vacinas também podem ser necessárias para viajar. Essas vacinas incluem a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR), vacina contra difteria, tétano e coqueluche, vacina contra varicela (catapora), vacina contra poliomielite e vacina contra a gripe anual. As atualizações mais recentes sobre vacinas podem ser obtidas na sua clínica ou hospital local.

Febre Amarela

O que é

Fonte: FIOCRUZ (Ministério da Saúde)

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Prevenção

O Sistema Único de Saúde oferta vacina contra febre amarela para a população. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas deve se imunizar.

A vacinação para febre amarela é ofertada na rotina dos municípios com recomendação de vacinação nos seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além das áreas com recomendação, neste momento, também está sendo vacinada a população do Espírito Santo.

Para mais informações consulte o portal do Ministério da Saúde

Certifique-se de solicitar dias de férias que incluem um dia de folga após o seu retorno para lidar com a fadiga ou o jet lag, se você estiver voando. Além disso, certifique-se de que todos os seus documentos de viagem estão confirmados 3-4 dias úteis antes da data da viagem para garantir que as alterações de última hora ainda possam ser acomodadas.

Quanto à malas, é essencial para embalar o que você precisa em consideração para as compras que você pretende fazer no seu destino de férias. Se você estiver viajando com a família e as crianças, certifique-se de que as necessidades dos idosos e das crianças sejam detalhadas e embaladas para evitar desconforto ou acessos de raiva.

Mais importante ainda, é vital informar seus parentes próximos / amigos de sua viagem. Seria bom organizar uma sessão de casa / animal de estimação enquanto você estiver ausente. Por fim, ligue para o seu banco e informe a eles que você está viajando e haverá uma grande quantidade de compras com o cartão de débito ou crédito.

Que tipo de proteção / cobertura um seguro de viagem cobre você? Algumas das coberturas que você deve esperar são as seguintes:

Acidente Pessoal
Gastos médicos
Perda de Bagagem e Efeito Pessoal
Perda de documentos de viagem
Atraso de bagagem
Atraso de viagem
Partida perdida
Voo sobrelotado
Embaralhe Inconveniência
Cancelamento de Viagem
Perda de dinheiro / valores
… E outros tipos de cobertura também.

Aqui estão outros exemplos que podem não estar cobertos pelo seguro de viagem:

Guerra declarada ou não declarada ou qualquer ato de guerra, invasão, ato de inimigo estrangeiro e outros termos de guerra
Perda ou destruição de mercadorias devido a radiação
Suicídio / auto-agressão / ou quaisquer atos intencionais por parte do segurado que tenham provocado pessoal de homicídio ou agressão ou pessoal militar de qualquer país ou autoridade internacional, seja em tempo integral ou como voluntário
O Segurado praticando, praticando ou participando de treinamento em qualquer competição de velocidade, competição profissional ou esportes, e participando de aventuras perigosas.
Para obter mais informações sobre as inclusões e exclusões da cobertura de seguro de viagem, entre em contato com seu agente de viagens.

Por favor, tome nota que os requisitos de visto para certos países podem mudar de tempos em tempos. É aconselhável que você verifique com seu agente de viagens ou diretamente com a Embaixada do país de destino antes de reservar sua viagem.

O Ministério de Relações Exteriores recomenda que o interessado em viajar para fora do Brasil preencha o maior número possível de informações no formulário obrigatório, o Sistema de Controle e Emissão de Documentos de Viagem (SCEDV), para assim reduzir o prazo de processamento do pedido solicitado.
Depois, é necessário entregar o protocolo assinado, com os documentos originais do respectivo viajante e ainda um comprovante de pagamento de rendimentos ao agente consular na embaixada ou consulado respectivo.  Todo o processo pode ser acompanhado pelo site do Sistema de Controle e Emissão de Documentos de Viagem (SCEDV) .

Estados Unidos
Para emitir o visto norte-americano, o interessado paga uma taxa que lhe irá gerar uma senha (válida por 180 dias) com acesso a informações sobre a documentação necessária. Depois, os formulários são preenchidos e a entrevista marcada.
Para solicitação do visto em si, é necessário pagar mais uma outra. O passaporte deve ter pelo menos seis meses de validade. A entrega da documentação não garante que o visto será concedido. A embaixada avisa que as recusas, geralmente, acontecem quando a pessoa demonstra ter vínculos o suficiente para querer permanecer de maneira ilegal nos EUA.
Para solicitar o visto norte-americano visite o site oficial de informações de visto para os Estados Unidos .

México
ELIMINA-SE O REQUISITO DE VISTO AOS PORTADORES DE PASSAPORTES COMUNS ENTRE MÉXICO E BRASIL, PARA VIAGEM DE CURTA DURAÇÃO. ESTA MEDIDA ENTRA EM VIGOR A PARTIR DAS ZERO HORA DO DIA 16 DE MAIO DE 2013
No caso dos cidadãos brasileiros, a isenção será aplicável a favor dos Visitantes sem permissão para realizar atividades remuneradas, por uma temporalidade de 180 dias, de conformidade com o estabelecido no artigo 40, fração I da Lei de Migração. Permitirá realizar atividades turísticas, de transito, desportivas, de negócios que não impliquem remuneração em território nacional, assistir a eventos e conferências e realizar estudos que não excedam de 180 dias.
Para saber como solicitar o documento de entrada no México, visite o site da embaixada do país .

Japão
A embaixada japonesa exige um formulário de solicitação para entrar no país, passagens de ida e volta, comprovantes de renda, cronograma de viagem ou o panfleto do pacote turístico. O processo para adquirir a permissão de entrada no local não costuma ser complicado. Os mesmos documentos são exigidos para a obtenção do visto chinês, além dos pagamentos das taxas consulares e de uma carta de vínculo empregatício com papel timbrado.
Para maiores detalhes sobre como obter o visto, visite o site da embaixada do Japão no Brasil.

Europa ocidental e Rússia
Os países que integram a Europa Ocidental e, mais recentemente, a Rússia não solicitam visto para os turistas brasileiros que irão ficar 90 dias em seus respectivos territórios, a cada 6 meses. Quem desejar ficar mais tempo precisa da autorização. Para evitar maiores problemas, além do passaporte com validade mínima de 6 meses, tenha em mãos a passagem de volta, os comprovantes de hospedagem, o seguro de saúde contratado e mostre que possui condições de bancar a sua estadia no continente.
Para maiores detalhes, visite a embaixada ou o consulado do país de destino.

Canadá
O Canadá solicita uma extensa papelada empregatícia, como cópias do imposto de renda, cópias dos últimos três holerites, carta do empregador informando o período de férias, cópia dos últimos três pró-labores e do último contrato social, para conceder o visto. Também é preciso apresentar a cópia do extrato bancário do último mês, bem como aplicações na poupança e fundos de investimento.
Para solicitar o visto canadense, acesse ao site da embaixada

Índia
A Índia também solicita o visto para brasileiros. O viajante deve, além de conseguir toda a documentação obrigatória, como passaporte válido por no mínimo seis meses e formulários devidamente preenchidos, apresentar um Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela.
Visite o site da embaixada da Índia para maiores informações sobre como solicitar o visto de entrada.

Visto para estrangeiros
No Brasil, existem sete tipos de visto para estrangeiros: trânsito, turista, temporário, permanente, cortesia, oficial e diplomático. Saiba mais no site do Ministério da Justiça .

Fonte:
Ministério das Relações Exteriores

Reúna os documentos exigidos antes do seu voo, pois você é responsável por apresentar, conforme exigido, documentos das autoridades relevantes em todas as faixas de entrada e saída, saúde e outros documentos exigidos por lei, regulamentos, ordem, exigências ou exigências dos países de onde sobre.

Pré-reserve sua bagagem despachada para economizar dinheiro e tempo. Cada peça / item de bagagem despachada deve pesar menos de 30 kg. Os hóspedes não podem combinar o peso da sua bagagem despachada com outros hóspedes, a menos que viajem na mesma reserva.

Para o balcão de despacho de bagagem, ele abre 3 horas antes da hora programada de partida e fecha 45 minutos antes da hora programada de partida. Os hóspedes são obrigados a manter um cartão de embarque para usar nossos contadores de entrega de bagagem.

Levar líquidos está sujeito às leis e regulamentos locais aplicáveis. Os hóspedes podem levar líquidos a bordo em sua bagagem de cabine com um volume máximo de 100 ml. Os itens devem ser colocados em um saco plástico transparente e selável.

Para o horário de embarque, os hóspedes devem estar no portão de embarque pelo menos 20 minutos antes da hora programada de partida ou o embarque será negado.

Para Consulta dos Voos acesse o link da Infraero e confirme se esta tudo ok com seu voo.

O auto check-in é gratuito, simples e rápido! Vai economizar seu tempo no aeroporto! Caso contrário, o balcão de check-in abre 3 horas antes da hora programada de partida e fecha 1 hora antes da hora programada de partida. Nota: Os prazos de check-in podem variar em diferentes aeroportos e para determinados voos. O aeroporto tem longas filas devido a verificações complexas de segurança. Sugerimos que você faça o check-in antecipadamente e prossiga imediatamente para o portão de embarque, ou poderá correr o risco de ficar em segurança.

Você pode realizar o seu check-in online com facilidade e segurança em voos operados pelas cias aéreas abaixo:

Aereolinhas Argentinas
Aeroméxico
Air Canadá
Air China
Air Europa
Air France
Air Maroc
Air New Zealand
Alitalia Airlines
American Airlines
Amaszonas
ANA Inspiration of Japan
Avianca
Azul Linhas Aéreas Brasileiras
Boliviana de Aviacion
British Airways
Condor
Copa Airlines
Delta Air Lines
EL AL
Emirates
Ethiopian
Etihad Airways
Gol Linhas Aéreas Inteligentes
Iberia
Japan Airlines
KLM Royal Dutch Airlines
LATAM Linhas Aéreas
Lufthansa Nonstop You
Qatar Airways
Singapore Airlines
South African Airways
Swiss International Airlines
TAAG linhas Aéreas
TAP Portugal
Turkish Airlines
United Airlines